Com um método inédito, agora consumidores podem descontaminar as embalagens primárias em casa e contribuir para a preservação do meio ambiente 

A Eurofarma, farmacêutica de capital 100% brasileiro e tetracampeã pelo Guia Exame de Sustentabilidade, desenvolveu metodologia inédita e vanguardista no mercado, possibilitando que consumidores possam realizar em ambiente doméstico a descontaminação das embalagens primárias de três de seus principais produtos, Astro® (antibiótico), Selene® (associação hormonal feminina) e genérico Azitromicina (antibiótico).

Com esta metodologia inovadora, as embalagens primárias que tiveram contato direto com o medicamento se tornam inertes, minimizando o impacto ao meio ambiente e podendo ser encaminhadas para a coleta seletiva. A medida permitirá o reaproveitamento de materiais nobres, como alumínio, PVC e PVDC, que antes eram inutilizados. O estudo para o desenvolvimento do processo inovador foi realizado em parceria com o Instituto Senai de Inovação.

A iniciativa inédita faz parte do projeto +Verde, que começa com Astro®, Selene® e genérico Azitromicina e que, além de orientar para a descontaminação, inclui 30% de papel reciclado nas embalagens finais dos produtos. Com o aval da Anvisa, a parte interna dos cartuchos destes medicamentos trazem detalhes da metodologia de descontaminação e, como toda a linha da Eurofarma, informações sobre o descarte correto de medicamentos.